quarta-feira, outubro 28, 2009

NASCE O MAIS NOVO BLOG DE UNA












Agora sim, um blog sem comprometimentos, tão pouco receios e com total transparência, afim de mostrar fatos e acontecimentos dessa cidade extraordinária que é Una.







“A 18 de setembro de 1809, a Fazenda São José (antiga sesmaria), concedida a Maria Clementina Henriqueta pela rainha de Portugal Dona Maria, foi arrematada por Manoel de Souza. Começou, daí, a chegada de colonos alemães, austríacos e poloneses, formando-se, assim, com o nome de Una, posteriormente tragada pelo mar. Seus habitantes foram, então, obrigados a mudarem-se para um local mais seguro, distante quatro milhas, ao qual denominaram novamente de Una.


“A 21 de julho de 1890, esse povoado foi elevado à categoria de distrito do município de Canavieiras e Freguesia de Santo Antonio da Barra.





“Em 2 de agosto de 1890, houve o primeiro desmembramento do município de Canavieiras, com a criação do município de Una, sediado no local denominado Pedras (hoje povoado do mesmo nome). Por ter o desmembramento ocorrido sem a devida delimitação de terras do novo município, houve uma reanexação.“A lei estadual número 1.326 de 23 de agosto de 1923, proclamou a supressão e a transferência da sede do distrito para o povoado de Cachoerinha e somente a 2 de agosto do ano seguinte, a lei estadual número 1.718 restaurou o município com sede na Vila de Cachoeirinha.





“A 1º de janeiro de 1939, a Vila Cachoeirinha foi elevada à categoria de cidade, com a denominação de Una, cuja composição administrativa é constituída de três distritos: o da sede (cidade de Una), o de Arataca e o de Itatingui (ex-Pratas).



“Atualmente Una conta também com um núcleo Colônia (PIC-Una) e alguns outros povoados como, Pedras, Comandatuba, Oiteiro, Vila Brasil, Vila São João e Vila Jequié”. Hoje, Arataca está emancipado, incorporando os povoados de Itatingui e Anuri.



(Texto extraído da publicação em três volumes, CIDADES DO CACAU, da CEPLAC, Ilhéus, Bahia, 1982)

4 comentários:

  1. não podemos esquece de colonia

    ResponderExcluir
  2. Com certeza que não podemos esquecer de Colônia,bem como de nenhum outro distrito. as vezes as críticas dizem mais o nome Una, mas de um modo geral a cidade está abandonada

    ResponderExcluir
  3. Eu estou reunindo algumas coisas nos distritos e logo estarei postando..

    ResponderExcluir
  4. Di Rusciolelli,
    É preciso divulgar q o Prefeito de Una, será julgado dia 04/08/2011, no Tribunal de justiça da Bahia, por PEDOFILIA.
    QUE VERGONHA PARA UM REPRESENTANTE DO POVO!

    ResponderExcluir